Formatura institucional marca novo capítulo para acadêmicos da Uno SLO
Publicado em

Cerimônia celebrou a primeira colação de grau institucional da unidade
A noite de 20 de março foi marcada por emoção e significado para cerca de 30 acadêmicos que participaram da formatura institucional da Uno São Lourenço do Oeste. A cerimônia foi realizada no Auditório Celso Deon Lazzarotto, na sede administrativa do Sicoob Original, reunindo autoridades acadêmicas e municipais, formandos, familiares e convidados.
Na ocasião, colaram grau estudantes dos cursos de Ciências Contábeis (EAD), Direito, Letras – Libras, Pedagogia (EAD) e Tecnologia em Gestão de Cooperativas (EAD). O momento representa um marco para a presença da universidade na região e simboliza a consolidação do ensino superior no território do Extremo Oeste catarinense. A solenidade foi conduzida pela pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, que destacou o vínculo da Uno SLO com a cidade e a importância da parceria com a comunidade local.
O diretor da Uno São Lourenço do Oeste, professor Fábio José Busnello, ressaltou que a formatura representa muito mais do que a entrega de diplomas. Segundo ele, a cerimônia marca o encerramento de um ciclo de dedicação e superação para os estudantes e também simboliza novas oportunidades que se abrem a partir da formação superior.
“É o reconhecimento da trajetória acadêmica desses formandos e o início de uma nova fase, repleta de desafios e oportunidades no mercado de trabalho”, afirma destacando o papel das famílias ao longo da caminhada acadêmica. Para ele, o momento da colação de grau carrega um significado coletivo, pois reflete o apoio e o incentivo recebidos durante toda a jornada.
Busnello reconhece que os familiares fizeram parte dessa caminhada oferecendo apoio emocional e incentivo constante.
“Por isso, a formatura se transforma em uma celebração compartilhada, onde cada aplauso representa não apenas a conquista do formando, mas o esforço conjunto de todos que contribuíram para que esse momento acontecesse”, disse.
Para o agora formado em Direito, Rodolfo Luiz Vivian, participar da primeira formatura institucional da universidade em São Lourenço do Oeste tornou a experiência ainda mais especial. Ele destaca o sentimento de orgulho e gratidão ao concluir um ciclo marcado por desafios e aprendizados.
“Foi um momento muito especial, ainda mais por ser a primeira formatura institucional realizada aqui em São Lourenço do Oeste. Isso torna tudo ainda mais marcante para quem participou. Não é apenas a conclusão de um curso, mas o encerramento de um ciclo de muitos desafios, aprendizados e conquistas”, relata.
Vivian lembra que a turma iniciou o curso em um período atípico, durante a pandemia, quando as aulas ocorreram de forma totalmente on-line. A adaptação, segundo ele, exigiu disciplina e comprometimento dos estudantes.
“Poder celebrar esse momento ao lado da família, dos amigos e dos colegas que estiveram conosco durante os cinco anos faz toda a diferença. Eles sabem o quanto essa caminhada foi desafiadora”, comemora destacando que a formatura simboliza não apenas a conclusão da graduação, mas também o início de uma nova etapa na vida profissional.
================================================================
Texto e fotos: Marcelo Coan
Compartilhe