Vértice reúne mais de 300 participantes e aborda novas perspectivas de inovação
Alana de Bairros e Jaine Fidler Rodrigues*
Com o objetivo de explorar os coletivos de universos independentes, a Vértice - Semana Acadêmica Integrada foi realizada entre os dias 7 e 11 de outubro e reuniu estudantes e professores dos cursos de Design, Jornalismo, Moda, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Egressos e profissionais do mercado de trabalho também puderam participar e socializar o conhecimento em palestras e oficinas.
Conforme um dos coordenadores do evento, professor Alexsandro Stumpf, a Semana Acadêmica Integrada possibilita que os estudantes de Comunicação, Design e Moda absorvam conhecimento de outras áreas para buscarem diferenciais em suas profissões. Ele complementa que o evento agrega muito em relação a novas possibilidades de sair da zona de conforto e pensar fora da caixa. "Foram apresentadas estratégias e soluções inovadoras e criativas que visam o bem-estar dos envolvidos, a sustentabilidade, as ações sociais e demais propostas que tenham relação com a melhoria na condição de vida das pessoas", ressalta.
'Hackeando a dobra: por dentro de uma das dez startups mais conscientes do Brasil' foi o tema da palestra de abertura, ministrada pelos sócios-proprietários da Dobra, Eduardo Hommerding e Guilherme Massena. Incomodados com o atendimento e a administração tradicional das empresas, desde 2016 os jovens inovam na autogestão do empreendimento, que foi do zero aos 150 mil clientes em três anos. Tornar o mundo mais aberto, irreverente e do bem é um dos lemas da Dobra.
Salários igualitários para todos os funcionários, férias ilimitadas, horários livres de trabalho, atendimento informal e relação intimista com os clientes são alguns dos diferenciais da empresa. Eduardo e Guilherme explicaram que na mesma medida que a liberdade é maior, a responsabilidade também. Para a estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda, Mariana Battisti, a palestra propiciou uma forma diferente de pensar. “O jeito deles de trabalhar me motivou muito para continuar nesta área e sempre tentar inovar”, salienta.
Apresentações musicais abriram as duas noites de palestra. A banda Pancas Dream apresentou-se no primeiro dia e surpreendeu a todos no Salão Nobre. Para um dos integrantes do grupo, Francisco Faganello, estudante do 4º período de Produção Audiovisual, foi ótimo levar o contexto artístico para o ambiente acadêmico. "É muito positiva a possibilidade que esse espaço abre para outros artistas dentro dos cursos de comunicação e da Unochapecó em eventos futuros", acrescenta.
No encerramento, as estudantes Nara Morello Lovato e Maria Eduarda Dias Duarte fizeram uma apresentação de violoncelo, e por fim, a egressa de Publicidade e Propaganda, Amanda Cadore, cantou e envolveu a plateia. Durante a terça-feira (08/10) e quinta-feira (10/10), foram ofertadas 24 oficinas, que contemplaram diversas áreas de atuação. As temáticas foram diversificadas e abordaram desde tatuagem, aquarela, trilha sonora, games e direção de atores, até assessoria de comunicação. O estudante do 6º período de Design, Ricardo Gibba, teve a experiência de envolver-se no processo de desenvolvimento das artes de divulgação da Vértice, no Escritório de Design. Com a participação nas oficinas e palestras, pôde vivenciar a integração entre os cursos e abrir os horizontes sobre as áreas de atuação. "Pude perceber a vasta gama de atuação que podemos explorar", comenta.
Na quarta-feira (09/11), as atividades foram organizadas pelos Centros Acadêmicos dos cursos envolvidos e proporcionou a socialização de arte e conhecimento. A noite contemplou amostra dos trabalhos realizados pelos estudantes, apresentação cultural, exposição de prints e artes, brechó, exibição de documentário e curtas, além de uma feirinha com artesanatos e lanches.
No encerramento da Vértice, na sexta-feira (11/10), uma das palestrantes da noite foi Maria de Moreira Guimarães, sócia-proprietária da Meia Cinco Dez. A empresa presta consultoria para marcas e agências com a missão de mudar o papel da mulher na publicidade para acompanhar os novos papéis da mulher na sociedade. Túlio Custódio também ministrou a palestra, representando a Inesplorato, uma curadoria de conhecimento. A empresa tem a proposta de trabalhar contra o excesso de informações que estão dispostas nos meios.
Foram abordadas formas de atuar em consultoria com viés político e inovador. Os estudantes puderam compreender novas perspectivas de mercado de trabalho. "Não podemos nos prender ao modelo tradicional de comunicação, mas sim inovar para que tenhamos destaque". Foi com essa ideia que a estudante Claudia Eduarda Schverz, do 2º período de Jornalismo, finalizou a sua primeira Semana Acadêmica na graduação. Além disso, ela avalia com muita satisfação a troca de experiências que a Vértice possibilitou.
*Estagiarias da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel
Compartilhe
COMUNICACAO
DESIGN
GATO
JORNALISMO
MODA
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (CINEMA E VÍDEO)
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
SÃO LOURENÇO
UNOCHAPECO
VERTICE
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.